sábado, 7 de setembro de 2013

Osmose em células vegetais


  1. FEI - Quando temperamos a salada com sal, vinagre e azeite, depois de algum tempo, observamos que as folhas estão murchas. Esse processo é denominado:
    a) diapedese        b) diálise        c) osmose        d) hemólise        e) difusão
  2. UFMG - Um estudante colocou na geladeira folhas de três verduras: alface, cebolinha e couve. Após uma semana, verificou que o grau de murchamento da alface era maior que o da cebolinha e o da couve.
    A alternativa que NÃO apresenta uma explicação provável para esse fato é a
    a) diferença da área foliar das verduras utilizadas.
    b) diferença de espessura da cutícula da folha de cada verdura.
    c) quantidade diferente de clorofila nas folhas das verduras utilizadas.
    d) diferença de concentração de sal em cada tipo de verdura.
  3. UFU

    O esquema acima representa uma célula vegetal que foi isolada e colocada numa certa solução. Interpretando-se o fenômeno ocorrido é incorreto afirmar que: 
    a) a solução é hipertônica em relação ao suco vacuolar.
    b) ocorreu saída de água do vacúolo.
    c) a membrana plasmática é permeável á água.
    d) a célula sofreu plasmólise e a membrana plasmática afastou-se da parede celular.
    e) a célula pode voltar ao normal se for colocada em solução isotônica.
  4. UNIP - A sequência a seguir mostra variações observadas, ao microscópio, numa célula vegetal vacuolada, depois de mergulhada em determinado meio.

    Qual das alternativas indica o meio em que a célula foi mergulhada e o fenômeno observado?
           Meio             Fenômeno
    a) Hipotônico    Turgescência
    b) Hipertônico     Absorção
    c) Isotônico         Gutação
    d) Hipotônico    Murchamento
    e) Hipertônico   Plasmólise
  5. UFV - Uma célula vegetal quando colocada em solução hipotônica recebe água, já que a concentração osmótica de seu meio interno é maior do que a do meio externo. Por isso, o seu volume pode aumentar, mas até um certo limite, apesar de as concentrações externa e interna continuarem diferentes.
    Responda:
    a) O que impede que a célula vegetal se rompa quando colocada em solução hipotônica?  # É a presença da membrana celulósica (parede celular), que é muito resistente.
    b) O que permite à água penetrar na célula vegetal? # A água penetra na célula vegetal por osmose: a solução interna do vacúolo é mais concentrada que a solução externa, o que determina a entrada de água na célula.
  6. FUVEST - Uma célula vegetal é retirada de uma solução isotônica 1, mergulhada em uma solução hipertônica 2, e a seguir colocada em uma solução 3, que apresenta concentração idêntica à inicial 1.
    a) O que acontece com a célula em 2?  # Ela irá perder água até se tornar plasmolisada.
    b) E em 3?  Ela volta a receber água já que a solução é hipotônica.
  7. PUCSP - Uma célula vegetal flácida foi colocada em um determinado meio e adquiriu o seguinte aspecto:

    A célula está
    a) túrgida e foi colocada em meio hipotônico.
    b) túrgida e foi colocada em meio hipertônico.
    c) plasmolisada e foi colocada em meio hipotônico.
    d) plasmolisada e foi colocada em meio hipertônico.
    e) murcha e foi colocada em meio hipotônico. 
  8. UERJ - Quando ganhamos flores, se quisermos que elas durem mais tempo, devemos mergulhá-las dentro d’água e cortarmos, em seguida, a ponta da sua haste. Este procedimento é feito com o objetivo de garantir a continuidade da condução da seiva bruta. Tal fenômeno ocorre graças à diferença de osmolaridade entre a planta e o meio onde ela está, que são respectivamente:
    a) hipotônica e isotônico.
    b) isotônica e hipotônico.
    c) hipertônica e isotônico.
    d) hipotônica e isotônico.
    e) hipertônica e hipotônico.
  9. UFPE - Medindo-se a concentração de dois importantes íons, Na+ e K+, observa-se maior concentração de íons Na+ no meio extracelular do que no meio intracelular. O contrário acontece com os íons K+. Íons de Na+ são capturados do citoplasma para o meio extracelular, e íons de potássio (K+) são capturados do meio extracelular para o meio intracelular, como mostrado na figura adiante. Este processo é conhecido como:
    a) difusão facilitada por permeases intracelulares.
    b) osmose em meio hipertônico.
    c) difusão simples.
    d) transporte ativo.
    e) transporte por poros da membrana plasmática.
  10. UFRRJ - Células vegetais plasmolisaram-se ao entrar em contato com uma determinada solução. Sobre tal fenômeno pode-se dizer que:
    a) na plasmólise o soluto move-se do meio hipotônico para o hipertônico.
    b) células túrgidas plasmolisam-se quando entram em contato com uma solução hipotônica.
    c) a solução era hipertônica em relação à concentração do suco celular.
    d) plasmólise é a perda de água pela célula para uma solução hipotônica.
    e) para ocorrer a deplasmólise é necessário submeter as células a uma solução hipertônica.
  11. UNIRIO - Se colocarmos uma célula animal e outra vegetal em uma solução de NaCℓ a 1,5%, observaremos que: 
    a) ambas as células permanecem intactas por estarem mergulhadas em uma solução isotônica. 
    b) as duas perdem água por osmose e, enquanto a célula animal arrebenta num fenômeno denominado de plasmoptose, a célula vegetal sofre turgência. 
    c) as duas perdem água por osmose e, enquanto a célula animal murcha, ficando com a superfície 
    enrugada, a célula vegetal sofre plasmólise. 
    d) o volume de ambas as células aumenta devido à entrada de água por osmose e, enquanto a célula animal sofre hemólise, a célula vegetal sofre turgência. 
    e) ao serem colocadas em uma solução hipertônica, a célula animal perde água e murcha, enquanto que a célula vegetal, protegida pela parede celular, permanece intacta.
  12. FUVEST - Pesquisadores norte-americanos produziram uma variedade de tomate transgênico que sobrevive em solos até 50 vezes mais salinos do que o tolerado pelas plantas normais. Essas plantas geneticamente modificadas produzem maior quantidade de uma proteína de membrana que bombeia íons sódio para o interior do vacúolo. Com base em tais informações, pode-se concluir que plantas normais não conseguem sobreviver em solos muito salinos porque, neles, as plantas normais
    a) absorvem água do ambiente por osmose.
    b) perdem água para o ambiente por osmose.
    c) absorvem sal do ambiente por difusão.
    d) perdem sal para o ambiente por difusão.
    e) perdem água e absorvem sal por transporte ativo.
  13. CFTCE - Com relação à osmose, é INCORRETO afirmar que:
    a) pode ser utilizada, por exemplo, na conservação de alimentos, adicionando-se sal à carne, que, ao desidratar-se por osmose, torna-se imprópria ao desenvolvimento de microrganismos deteriorantes
    b) a diferença de um milho verde cozido em água com sal de outro cozido somente em água poderia ser explicada da seguinte forma: o milho verde cozido em água com sal murcha devido à perda de água para a solução
    c) ao derramar-se uma gota de tinta em um copo com água, em alguns minutos, a água torna-se colorida devido a esse fenômeno
    d) alguns seres vivos, que vivem em meios hipotônicos em relação ao seu ambiente intracelular, podem compensar a entrada excessiva de água em seus organismos pela ação do vacúolo pulsátil, que a bombeia para fora em contrações rítmicas
    e) juntamente com a difusão e a difusão facilitada, constitui-se um processo de transporte de substâncias em que não há dispêndio de energia pela célula.
  14. UFRJ - Na membrana citoplasmática existe uma proteína que faz o transporte ativo (com gasto de ATP) de Na+ para fora da célula. Outro tipo de proteína da membrana funciona como uma espécie de portão que pode abrir ou fechar, permitindo ou não a passagem do Na+. Com o portão fechado, o Na+ acumula-se do lado de fora da célula, o que aumenta a pressão osmótica externa, compensando a grande concentração de soluto orgânico no citoplasma. Isso evita a entrada excessiva de água por osmose.
    a) Que estrutura celular torna menos importante essa função de equilíbrio osmótico do Na+ nas células vegetais? Justifique sua resposta. # A parede celular de celulose. A elasticidade da celulose faz com que ela, quando distendida pela entrada de água, exerça uma pressão no sentido contrário, bombeando a água para fora – pressão de turgência. Quando essa pressão iguala a pressão osmótica, a água pára de entrar.
    b) Entre as duas proteínas descritas, qual delas permite o movimento do Na+ a favor do seu gradiente de concentração? Justifique. # A segunda, a proteína do portão de Na+, pois o “portão” permitirá a passagem de substâncias do meio + concentração para o meio menos concentrado, isto é, como o Na+ acumula-se do lado extra-celular, a abertura desse portão permite a difusão do Na+ para o compartimento intracelular.
  15. UFF - O esquema abaixo representa o aspecto morfológico de uma célula vegetal submetida a condições normais.

    Caso esta célula seja exposta a soluções com diferentes concentrações de soluto, serão observadas alterações em sua morfologia, como está representado nas situações 1 e 2, abaixo.


    Classifique o tipo de solução a que a célula está exposta nas situações 1 e 2 e explique os fenômenos que ocorreram nos dois casos.
    # Na situação 1, a célula foi exposta a uma solução hipertônica; assim, perdeu água e ocorreu plasmólise.
    Na situação 2, a célula foi exposta a uma solução hipotônica; ganhou água e ficou túrgida.
  16. UECE - Uma célula ao ser mergulhada em uma solução apresenta uma variação de concentração de solutos em função do tempo, de acordo com o gráfico a seguir: 

    De acordo com o gráfico, podemos afirmar que a célula sofreu:
    a) deplasmólise          b) plasmoptise          c) plasmólise          d) hemólise   
  17. UFGO - Quando se coloca uma célula da epiderme inferior da folha de Tradescantia zebrina em uma solução hipertônica, ocorre:
    I- movimento de soluto e de solvente entre as células e a solução externa.
    II- destruição da célula.
    III- saída de solvente da célula.
    IV- plasmólise.
    Assinale:
    a) Se apenas as afirmativas III e IV forem corretas.
    b) Se apenas as afirmativas I e II forem corretas.
    c) Se apenas as afirmativas II e IV forem corretas.
    d) Se apenas as afirmativas I e III forem corretas.
    e) Se apenas a afirmativa I for correta.
  18. UFPEL - Atenção na cozinha: não é aconselhável temperar, com sal e vinagre, uma salada de verduras, ou um pedaço de carne, muito tempo antes de consumir. Provavelmente as folhas da verdura ficarão murchas, e a carne vai começar a liberar muito líquido.
    Baseado no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que em ambos os casos ocorrerá
    a) a difusão do solvente do meio hipertônico para o hipotônico, por isso a carne e as verduras perderão água.
    b) a lise celular e por isso as células liberarão água, pois foram submetidas a um meio hipotônico.
    c) a deplasmólise, processo em que há perda de água para o ambiente e conseqüentemente a diminuição do volume celular.
    d) um processo de osmose, em que as células perderão água por serem submetidas a um meio hipertônico.
    e) um processo de transporte ativo, em que as células secretarão água para ocorrer a entrada de sal nas próprias células.
  19. UFRS - Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto a seguir, na ordem em que aparecem.
    A prática de conservar frutas em caldas açucaradas (compotas) e de salgar certos, alimentos, como, por exemplo, carne bovina (charque) e bacalhau, constitui-se num eficiente método de conservação de alimentos contra a ação de organismos decompositores, como fungos e bactérias. Em ambos os casos, a adição de um ............... ao alimento produz um meio ............... . Assim, quando entram em contato com esse alimento, as células dos organismos decompositores acabam ............... água por ............... .
    a) soluto - hipotônico - ganhando - transporte ativo.
    b) solvente - hipertônico - ganhando - osmose.
    c) solvente - isotônico - perdendo - difusão.
    d) soluto - hipertônico - perdendo - osmose.
    e) solvente - hipotônico - perdendo - difusão.
  20. FATEC- É prática comum salgarmos os palitos de batata após terem sido fritos, mas nunca antes, pois, se assim for, eles murcharão.E murcharão porque
    a) as células dos palitos de batata ficam mais concentradas que o meio externo a elas e, assim, ganham água por osmose.
    b) as células dos palitos da batata ficam mais concentradas que o meio externo a ela e, assim, ganham água por transporte ativo.
    c) as células dos palitos da batata ficam mais concentradas que o meio externo a elas e, assim, perdem água por transporte ativo.
    d) o meio externo aos palitos da batata fica mais concentrado que as células deles, que, assim, perdem água por osmose.
    e) o meio externo aos palitos de batata fica menos concentrado que as células deles, que, assim, ganham água por pinocitose.
  21. UNIFESP - O uso de vinagre e sal de cozinha em uma salada de alface, além de conferir mais sabor, serve também para eliminar microrganismos causadores de doenças, como as amebas, por exemplo. O inconveniente do uso desse tempero é que, depois de algum tempo, as folhas murcham e perdem parte de sua textura. Esses fenômenos ocorrem porque
    a) as amebas morrem ao perderem água rapidamente por osmose. Já as células da alface possuem um envoltório que mantém sua forma mesmo quando perdem água por osmose e, por isso, murcham mais lentamente.
    b) tanto as amebas quanto as células da alface não possuem barreiras para a perda de água por difusão simples. Ocorre que, no caso da alface, trata-se de um tecido e não de um único organismo e, portanto, a desidratação é notada mais tardiamente.
    c) as amebas morrem ao perderem água por osmose, um processo mais rápido. Em contrapartida, as células da alface perdem água por difusão facilitada, um processo mais lento e, por isso, percebido mais tardiamente.
    d) o vinagre, por ser ácido, destrói a membrana plasmática das amebas, provocando sua morte. No caso da alface, o envoltório das células não é afetado pelo vinagre, mas perde água por difusão simples, provocada pela presença do sal.
    e) nas amebas, a bomba de sódio atua fortemente capturando esse íon presente no sal, provocando a entrada excessiva de água e causando a morte desses organismos. As células da alface não possuem tal bomba e murcham por perda de água por osmose.
  22. FUVEST - Em um experimento, fatias recém-cortadas de uma batata foram colocadas em dois recipientes contendo água com açúcar. Depois de algumas horas verificou-se a situação mostrada na figura a seguir.

    a) O que se pode dizer a respeito das concentrações das soluções A e B? # A é isotônica; B é hipertônica.
    b) O que deve ter ocorrido com as células da batata na solução B? # Elas perderam água para o meio até se tornarem plasmolisadas.
  23. UFPEL - Com relação aos mecanismos de transporte através da membrana celular em eucariotos, é correto afirmar que
    a) o mecanismo de transporte que ocorre quando uma célula vegetal é colocada em meio hipotônico é denominado plasmólise.
    b) o mecanismo conhecido como bomba de sódio e potássio ocorre através do transporte ativo e a favor de um gradiente de concentração
    c) a hemólise, isto e, o rompimento dos glóbulos vermelhos (hemácias) ocorre quando estes são colocados em um meio hipertônico.
    d) a difusão simples é um transporte que ocorre a favor de um gradiente de concentração e sem gasto de energia.
  24. UFSM - Leia as afirmativas que se relacionam à absorção de água pelos vegetais e escolha a alternativa INCORRETA.
    a) A parede celular evita o rompimento da célula por absorção excessiva de água.
    b) Os pelos absorventes são os principais responsáveis pela absorção de água e sais minerais nos vegetais.
    c) Ao retirar água do solo, o pelo absorvente torna-se menos concentrado em relação às células vizinhas da região cortical da raiz.
    d) Em condições normais, a concentração do suco vacuolar de um pelo absorvente é menor que a concentração do solo.
    e) Caso a concentração salina do solo supere a concentração salina do pelo absorvente, a planta passará a ceder água para o solo, por osmose.
  25. UNIRIO - Algumas pessoas, após constatarem que o feijão que prepararam ficou muito salgado, colocam pedaços de batatas para torná-lo menos salgado.
    Durante este procedimento, ocorre o seguinte processo no caldo do feijão:
    a) o sal passa para a batata por osmose, diminuindo o gosto salgado.
    b) o amido da batata, pela fervura, é transformado em glicose, "adoçando" o feijão.
    c) o sal, passa, por transporte ativo, para a batata, diminuindo o gosto salgado.
    d) o amido da batata se dissolve, diminuindo o gosto salgado.
    e) o sal se difunde pela batata, diminuindo sua concentração. 
  26. FUVEST - As bananas mantidas à temperatura ambiente deterioram-se em consequência da proliferação de microrganismos. O mesmo não acontece com a bananada, conserva altamente açucarada produzida com essas frutas.
    A) Explique com base no transporte de substâncias através da membrana plasmática, por que bactérias e fungos não conseguem proliferar em conservas com alto teor de açúcar. # Na bananada, os microrganismos decompositores (bactérias e fungos) encontram-se num meio hipertônico, isto é, ambiente com alta concentração de açúcar (hipertônico). então, eles perdem água para o meio externo, por osmose, desidratam-se, têm o seu metabolismo reduzido.e não se proliferam.
    B) Dê exemplo de outro método de conservação de alimentos que tenha por base o mesmo principio fisiológico. # Outro método de conservação de alimentos que tem por base o mesmo princípio fisiológico consiste na utilização de sal, ou seja, no salgamento dos alimentos. Exs.: bacalhau, carne-seca, etc.
  27. PUCMG - Uma roseira está em um jardim num período de grande insolação. A terra a sua volta está seca, e a planta está murcha. Nessa situação, pode-se prever que:
    a) a circulação de seiva bruta nos vasos lenhosos é grande.
    b) a circulação de seiva elaborada no floema é grande.
    c) a taxa metabólica do vegetal está grandemente aumentada.
    d) os estômatos estão fechados para evitar maior perda de água.
    e) a taxa de fotossíntese está grandemente aumentada.
  28. UEL - Células vegetais foram mantidas, por algum tempo, em solução isotônica e, em seguida, transferidas para soluções de NaCl de concentrações desconhecidas (frascos 1 e 2). Os gráficos a seguir representam as variações de volume encontradas nessas células:

    De acordo com os dois gráficos acima, foram feitas as seguintes afirmativas:
    I. As soluções de NaCl dos frascos 1 e 2 são, respectivamente, hipotônica e hipertônica em relação às células vegetais.
    II. A pressão de turgor em T‚ é menor nas células imersas no frasco 1 do que nas células imersas no frasco 2.
    III. Ocorre um aumento crescente na pressão de turgor a partir do momento em que as células são mergulhadas no frasco 2.
    IV. Ocorre um aumento crescente da resistência da parede celular a partir do momento em que as células são mergulhadas no frasco 1.
    Das afirmativas acima, são corretas apenas:
    a) I e II.
    b) II e III.
    c) III e IV.
    d) I, II e III.
    e) II, III e IV.
  29. UNICAMP - Foi feito um experimento utilizando a epiderme de folha de uma planta e uma suspensão de hemácias. Esses dois tipos celulares foram colocados em água destilada e em solução salina concentrada. Observou-se ao microscópio que as hemácias, em presença de água destilada, estouravam e, em presença de solução concentrada, murchavam. As células vegetais não se rompiam em água destilada, mas em solução salina concentrada notou-se que o conteúdo citoplasmático encolhia.
    a) A que tipo de transporte celular o experimento está relacionado?  # Ao transporte por osmose (ou transporte passivo)
    b) Em que situação ocorre esse tipo de transporte?  # Quando meios de diferentes concentrações são separados por membrana semi-permeável.
    c) A que se deve a diferença de comportamento da célula vegetal em relação à célula animal? Explique a diferença de comportamento, considerando as células em água destilada e em solução concentrada. # À presença da parede celular (ou celulósica), a qual é permeável e resistente. Esta parede impede o rompimento da célula pela entrada de água quando em solução hipotônica. Em solução hipertônica, a membrana plasmática se desprende da parede celular, com encolhimento do conteúdo citoplasmático, devido à saída de água para o meio extracelular.
  30. UFU - A figura a seguir ilustra várias situações da vida de uma célula vegetal. As letras X e Y mostram momentos em que a célula está murcha e túrgida, respectivamente.

    Analisando essa figura, pode-se afirmar que as sequências 1, 2 e 3 representam respectivamente:
    a) 1-pressão de turgor; 2-pressão osmótica; 3-déficit de pressão de turgor.
    b) 1-déficit de pressão de turgor; 2-pressão osmótica; 3-pressão de turgor.
    c) 1-pressão osmótica; 2-pressão de turgor; 3-déficit de pressão de turgor.
    d) 1-pressão de turgor; 2-déficit de pressão de turgor; 3-pressão osmótica.
  31. FUVEST 
    a) Relacione a abertura e o fechamento dos estômatos com o grau de turgor das células estomáticas.  #  A abertura e o fechamento dos estômatos depende diretamente do grau de turgescência das células-guarda que formam estas estruturas.
    Quanto maior o turgor, maior o grau de abertura dos estômatos; quanto menor o turgor, menor será o grau de abertura.

    b) Por que é vantajoso para uma planta manter seus estômatos abertos durante o dia e fechados à noite?  # Estômatos abertos durante o dia favorecem dois fenômenos fundamentais: as trocas gasosas necessárias para a realização do processo de fotossíntese e a transpiração necessária para o sistema de condução de seiva bruta pelos vasos lenhosos do vegetal.
    Relativamente fechadas durante a noite, as fendas estomáticas impedem a perda excessiva de água pela transpiração. Na ausência de luz torna-se desnecessária a absorção de gás carbônico.

Um comentário: